Para quem não lembra, trata-se do convênio para cascalhamento de estradas rurais, nas comunidades de São Roque, Terra Boa e Anta Gorda, que não foi feito com esse dinheiro. O Ministério solicitou a devolução do valor repassado, colocando a prefeitura em situação de inadimplência. O que isso significa? Significa que o município não pode receber recursos do Governo Federal, enquanto não devolver os valores daquele convênio.
Como o convênio foi feito pelo ex-prefeito e assessor do Deputado Valdir Rossoni (é assim que ele gosta de ser chamado) Luiz Cesar Baptistel, o prefeito atual, José Claudir, entrou com diversas ações, para que o valor fosse cobrado do ex-prefeito, e assim, o município não fosse penalizado por erros da gestão anterior.
O Ministério da Agricultura acatou a solicitação do prefeito José, e assim, alterou a situação do município no SIAFI (Sistema integrado de administração e Finanças), para a condição de INDADIMPLÊNCIA SUSPENSA. Estabelecendo que semestralmente o Ministério seja informado pela prefeitura, das ações que tramitam na Justiça e que determinaram a suspensão da inadimplência.
Observa-se que o atual prefeito foi eficiente para evitar a responsabilização do município. Assim sendo, a dívida deverá ser repassada para o CPF do ex-prefeito, e o município poderá celebrar convênios com o Governo Federal.
As ações foram impetradas pelo município na Polícia Federal e na Justiça Federal, e os envolvidos já foram intimados para serem ouvidos, o que significa que as coisas serão esclarecidas, para o bem do povo de Marquinho.
Há algumas curiosidades sobre este convênio, que teve execução relâmpago:
Licitação: 09/12/2008
Autorização para o início das obras: 18/12/2008
Empenho da nota para pagamento: 30/12/2008
Tempo de execução: 12 dias (se descontarmos o feriado natalino, mais domingo foram 09 dias).
Trecho a ser executado: 19,5 kilômetros.
Perguntamos: como se faz tanto em tão pouco tempo?
Cópia do Ofício do MAPA respondendo à solicitação do Prefeito José Claudir |
Nenhum comentário:
Postar um comentário