quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fórum Municipal de Educação

No dia 28 de julho o município de Marquinho realizou o Fórum Municipal de Educação, com o tema: Qualidade da Educação. O objetivo do Forum foi a finalização da renovação do Plano Municipal de Educação, para o decênio 2011/2020, decorrente da participação de Marquinho no PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO.
Trata-se de uma ação  fruto da parceria da Secretaria Municipal de Educação com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária ), a Fundação ITAÚ SOCIAL e a UNDIME/PR (Uniã Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) da qual o Secretário de Educação de Marquinho é Vice-Presidente estadual.O município de Marquinho é  o único da micro-região da Cantuquiriguaçu que participa do referido programa.
O processo de renovação do Plano Municipal de Educação (PME) começou em 2010, com a participação dos integrantes da equipe pedagógica municipal das formações oferecidas pelo CENPEC. Posteriormente a equipe foi ampliada recebendo integrantes do NRE de Laranjeiras do Sul e representantes dos professores da rede estadual, mais especificamente do Colégio Estadual João Rysicz.
Entre 2010 e 2011 foram realizadas reuniões com os pais, com os professores e foi nomeada a Comissão Local, que teve a missão de elaborar a minuta de lei do novo PME, resultante das consultas feitas a população e aos diversos representantes da comunidade escolar do município.
Esta minuta foi apresentada e discutida no Forum Municipal de Educação. À ela foram acrescentadas novas propostas, que após aprovadas pela assembléia do Forum será encaminhada para votação na Câmara Municipal de Vereadores.
O resultado do Fórum foi extremamente positivo segundo o prefeito municipal José Claudir Suchow, pois vinculou-se ao projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação e a preocupação com a qualidade da educação.
Destacou-se a preocupação com a educação infantil e a educação no campo. O secretário Alyson Padilha acredita que o novo PME garantirá que o município de Marquinho continue valorizando a educação em seus diversos níveis, para transformar a realidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário