segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cassação do mandato de Valdir Rossoni volta à pauta do TRE nesta 2ª

Deputado Valdir Rossoni (PSDB). Foto: Denis Ferreira Neto.
Do Blog do Esmael

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) retoma nesta tarde, a partir das 17 horas, a votação que poderá cassar o mandato do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB), acusado de praticar caixa 2 nas eleições de 2010.

No último dia 15, a sessão do TRE foi suspensa porque um juiz pediu vistas do processo de acusação do tucano. O placar está empatado em 1 a 1. Seis magistrados votam, mas se houver empate caberá ao presidente da Corte desempatar o pedido de cassação formulado pelo Ministério Público.

Rossoni está na comitiva do governador Beto Richa (PSDB) que viajou à Europa na última sexta-feira (19). O deputado Artagão de Mattos Leão (PMDB) assumiu interinamente a presidência da Assembleia.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Zé consegue suspensão da condição de inadimplência do município

Conforme o ofício de número 600, datado de 20 de julho de 2011, enviado ao município de Marquinho, em nome do prefeito José Claudir Suchow, pela Comissão Geral de Prestação de Contas (CGPC), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), o município conseguiu suspender a condição de INADIMPLÊNCIA EFETIVA, que foi causada pela reprovação da prestação de contas do convênio 700592/2008.

Para quem não lembra, trata-se do convênio para cascalhamento de estradas rurais, nas comunidades de São Roque, Terra Boa e Anta Gorda, que não foi feito com esse dinheiro. O Ministério solicitou a devolução do valor repassado, colocando a prefeitura em situação de inadimplência. O que isso significa? Significa que o município não pode receber recursos do Governo Federal, enquanto não devolver os valores daquele convênio.

Como o convênio foi feito pelo ex-prefeito e  assessor do Deputado Valdir Rossoni (é assim que ele gosta de ser chamado) Luiz Cesar Baptistel, o  prefeito atual, José Claudir, entrou com diversas ações, para que o valor fosse cobrado do ex-prefeito, e assim, o município não fosse penalizado por erros da gestão anterior.

O Ministério da Agricultura acatou a solicitação do prefeito José, e assim, alterou a situação do município no SIAFI (Sistema integrado de administração e Finanças), para a condição de INDADIMPLÊNCIA SUSPENSA. Estabelecendo que semestralmente o Ministério seja informado pela prefeitura, das ações que tramitam na Justiça e que determinaram a suspensão da inadimplência.

Observa-se que o atual prefeito foi eficiente para evitar a responsabilização do município. Assim sendo, a dívida deverá ser repassada para o CPF do ex-prefeito, e o município poderá celebrar convênios com o Governo Federal.

As ações foram impetradas pelo município na Polícia Federal e na Justiça Federal, e os envolvidos já foram intimados para serem ouvidos, o que significa que as coisas serão esclarecidas, para o bem do povo de Marquinho.

Há algumas curiosidades sobre este convênio, que teve execução relâmpago:

Licitação: 09/12/2008
Autorização para o início das obras: 18/12/2008
Empenho da nota para pagamento: 30/12/2008
Tempo de execução: 12  dias (se descontarmos o feriado natalino, mais domingo foram 09 dias).
Trecho a ser executado: 19,5 kilômetros.

Perguntamos: como se faz tanto em tão pouco tempo?
Cópia do Ofício do MAPA respondendo à solicitação do Prefeito José Claudir

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ratinho diz 'não' a Beto Richa

Do Blog do Esmael
O deputado federal Ratinho Júnior, presidente do PSC do Paraná, esteve reunido ontem à tarde com o governador Beto Richa (PSDB).
O tucano sondou sobre a possibilidade de Júnior compor a vice na chapa do prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB), que concorrerá à reeleição em 2012.
O deputado do PSC, também pré-candidato, deixou claro ao governador que não pretende abrir da disputa eleitoral do ano que vem.
O grupo de Beto e Ducci cogitou a possibilidade de oferecer a vice para Ratinho Júnior para tirá-lo da disputa e dar um importante reforço político para a chapa de Ducci.
“Deixei claro que não passa pela minha cabeça ser candidato a vice e que estou trabalhando para ser o candidato da base da presidente Dilma Rousseff, buscando o apoio de PT e PDT, entre outros partidos”, disse Ratinho Júnior, colocando-se, consequentemente, como adversário de Beto para o pleito do ano que vem.
Ao descartar a possibilidade de ser vice, Ratinho diz que atende à orientação da direção nacional do partido e da base municipal da legenda, que pretende lançar chapa completa para a Câmara Municipal, “o que necessita de um candidato a prefeito para garantir a eleição de vereadores”. Ele diz que vê espaço para lançar seu nome mesmo com as pré-candidaturas já colocadas de Ducci e de Gustavo Fruet (sem partido).
“Há espaço. Não é saudável que o debate, em uma cidade importante como Curitiba, fique restrito a duas candidaturas de peso. Vou falar com o Osmar Dias (PDT) e com a Gleisi Hoffmann e o Paulo Bernardo (PT), pois sei que posso representar bem como candidato do governo federal. Mas isso não depende só de mim, então, vou viabilizar minha candidatura independentemente disso”, disse o deputado.
Apesar de estarem em caminhos opostos na capital. Ratinho disse que PSC e PSDB podem ser aliados em outros municípios, como Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu.
“Em Brasília, PSC e PSDB estão em lados opostos, mas em muitas cidades poderemos estar juntos. As características regionais permitem isso. Em Cascavel, por exemplo, nosso deputado Leonaldo Paranhos pode ser candidato com apoio do PSDB”, disse.
Com informações de Roger Pereira, via O Estado do Paraná.

Prefeito entrega moto para Departamento de Vigilância Sanitária.

O prefeito municipal de Marquinho/Pr entregou na Conferência Municipal de Saúde uma motocicleta para o Departamento de Vigilância Sanitária, o qual faz parte da Secretaria Municipal de Saúde.

O Departamento possuía dificuldades de realizar o seu trabalho, por falta de equipamento de transporte, o que impedia que o responsável cumprisse com sua função: zelar peço bem estar sanitário do município e pelo cumprimento da legislação pertinente.


O secretário de saúde Carlos Barbosa agradeceu o empenho do prefeito: "Felizmente o prefeito Zé do Povo tem consciência da importância de ações preventivas na área da saúde, e este veículo vai fortalecer o trabalho de vigilância sanitária no município".

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mudança no Ministério da Defesa!

BRASÍLIA (Reuters) - Nelson Jobim pediu demissão nesta quinta-feira do cargo de ministro da Defesa, informou a Presidência da República. A saída de Jobim acontece após a divulgação de trechos de uma entrevista em que ele teria criticado as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

A presidente Dilma Rousseff aceitou o pedido de demissão de Jobim e já escolheu o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim para substituí-lo.

 
As críticas às duas colegas de ministério são as mais recentes das declarações de Jobim que geraram desconforto a Dilma.


Remanescente do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jobim declarou recentemente que votou em José Serra, adversário de Dilma na eleição presidencial do ano passado e também fez elogios ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que foram interpretadas como críticas à presidente.



(Reportagem de Hugo Bachega)

71% aprovam governo Dilma Rousseff, diz Vox Populi

via Agência Estado: rertirado do Blog do Esmael


Pesquisa encomendada pelo PT ao Instituto Vox Populi e divulgada hoje apontou que 71% dos 2.200 entrevistados fizeram avaliação positiva do governo Dilma Rousseff. Para 4%, o desempenho da presidente é ótimo, 40% apontaram como bom, e 37% como regular positivo. A pesquisa foi feita em todo o País na 1ª quinzena de junho.


Os dados foram divulgados pela assessoria do PT, mas ainda não foram detalhados os 29% de avaliação negativa. Os resultados do levantamento nacional foram discutidos na manhã de hoje durante reunião da executiva nacional do PT, no Rio de Janeiro.


Segundo a assessoria, 48% dos entrevistados consideraram o PT o maior partido do Brasil e 81% apontaram a legenda como “forte” ou “muito forte”. Em outra questão, 66% disseram que o PT atua de forma positiva e 15% afirmaram que o partido tem “os políticos mais honestos”. Neste último quesito, segundo a assessoria do PT, outros partidos tiveram em torno de 7% de citações.

Pós Amy

Senhoras e senhores, 10 dias após a morte da talentosa cantora britânica Amy Winehouse, poderíamos aprofundar a reflexão acerca do fato, sobre as lições que podemos retirar do mesmo para nossas vidas.
Evitemos o moralismo ao analisar a dependência de álcool, ou de drogas. As pessoas não saem fumando maconha porque são safadas. O uso de entorpecentes está vinculado ao ambiente familiar, ao ambiente social, ao modo como a pessoa lida com seus problemas individualmente, e às vezes é doença. Então, não podemos 'apedrejar' quem é dependente.
Só que suportar alguém que é dependente não é fácil! Daí, também é necessário olhar o sofrimento da família e dos amigos, que são condenados a suportar e ajudar o dependente. Não podemos analisar moralmente o dependente para condená-lo, mas também devemos fugir da pseudo-anti-caretice dos que defendem a liberação dos tóxicos. É bonito falar, quando não é a gente que suporta o sofrimento do dependente e dos familares. Basta olhar o que aconteceu com Amy, uma preciosidade da arte musical que se perdeu, entre outras causas, por causa do álcool e das drogas.
 Resumindo: é preciso aceitar e ajudar o dependente, mas também continuar com um política sólida de combate às drogas e de prevenção ao uso das mesmas, através de educação e de apoio familiar.
Liberação e legalização das drogas? NO NO NO!

Vejam só ...

Leia esta notícia avaliativa sobre os funcionários da Alep.
http://documentoreservado.com.br/blog/assembleia-legislativa-do-parana-vira-piada-nacional/

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fórum Municipal de Educação

No dia 28 de julho o município de Marquinho realizou o Fórum Municipal de Educação, com o tema: Qualidade da Educação. O objetivo do Forum foi a finalização da renovação do Plano Municipal de Educação, para o decênio 2011/2020, decorrente da participação de Marquinho no PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO.
Trata-se de uma ação  fruto da parceria da Secretaria Municipal de Educação com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária ), a Fundação ITAÚ SOCIAL e a UNDIME/PR (Uniã Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) da qual o Secretário de Educação de Marquinho é Vice-Presidente estadual.O município de Marquinho é  o único da micro-região da Cantuquiriguaçu que participa do referido programa.
O processo de renovação do Plano Municipal de Educação (PME) começou em 2010, com a participação dos integrantes da equipe pedagógica municipal das formações oferecidas pelo CENPEC. Posteriormente a equipe foi ampliada recebendo integrantes do NRE de Laranjeiras do Sul e representantes dos professores da rede estadual, mais especificamente do Colégio Estadual João Rysicz.
Entre 2010 e 2011 foram realizadas reuniões com os pais, com os professores e foi nomeada a Comissão Local, que teve a missão de elaborar a minuta de lei do novo PME, resultante das consultas feitas a população e aos diversos representantes da comunidade escolar do município.
Esta minuta foi apresentada e discutida no Forum Municipal de Educação. À ela foram acrescentadas novas propostas, que após aprovadas pela assembléia do Forum será encaminhada para votação na Câmara Municipal de Vereadores.
O resultado do Fórum foi extremamente positivo segundo o prefeito municipal José Claudir Suchow, pois vinculou-se ao projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação e a preocupação com a qualidade da educação.
Destacou-se a preocupação com a educação infantil e a educação no campo. O secretário Alyson Padilha acredita que o novo PME garantirá que o município de Marquinho continue valorizando a educação em seus diversos níveis, para transformar a realidade local.

Novas Creches

Nova Creche da Sede Municipal R$ 750 mil
O município de Marquinho foi contemplado com duas novas creches do Governo Federal, através do Programa Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil). Uma unidade será construída na sede municipal e a outra no distrito de Guampará. Os investimentos são oriundos do empenho da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). E isso só foi possível graças ao trabalho do Deputado Federal Assis do Couto PT/PR, que por diversas vezes acompanhou o prefeito José Claudir e o secretário de educação Alyson Padilha, em audiências para viabilizar o recurso.
Fachada Posterior da Crecha
A importância destas obras está na valorização da criança e da educação infantil, oferecendo espaços adequados para o cuidado e acesso à educação desde o início da vida da criança. A legislação brasileira prevê para o ano de 2016 a obrigatoriedade do ensino a partir dos 04 anos de idade, por isso o município se adianta para garantir o cumprimento deste DIREITO das crianças e das famílias marquinhenses.
É importante destacar que nunca foram construídas obras deste tipo no interior do município, trata-se da valorização da educação do campo, que soma-se a instalação da Escola Rural Júlia Folda na comunidade de Alto do Cobre.
O valor individual da obra da Sede Municipal será algo em torno de R$ 750 mil, sendo R$ 613.800,00 para o prédio e mais R$ 140 mil para obras de fechamento do terreno, mais equipamentos e mobiliário.
A obra da comunidade de Guampará terá o valor aproximado de R$ 650 mil, sendo R$ 550 mil para o prédio e o restante para o fechamento do terreno e mobiliário mais os equipamentos.
Para evitar a típica fanfarronice daqueles que duvidam de tudo, este blog disponibiliza o número de empenho das obras: Sede Municipal 23400000630201138; Guampará 23400000310201005.
Desta forma consolida-se a transformação de Marquinho!

Back to Black

Na semana pós mortem da cantora AMY WINEHOUSE o blog, volta a ativa. Estávamos extremamente comprometidos com a causa municipal.