terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma mulher na Casa Civil!

Senhoras e senhores, vivemos um momento ímpar na jovem democracia brasileira: a "instalação de um matriarcado" abaixo dos trópicos. Com a nomeação de Gleisi Hoffmann para a Casa Civil, e de Ideli Salvati, para a Secretaria de Relações Institucionais, teremos a ocupação de 4 dos 5 principais cargos do executivo federal por mulheres. Contabilizando: presidência, casa civil, ministério do planejamento e secretaria de relações institucionais, somente o ministério da fazenda será ocupado por alguém do sexo masculino.
Qual a importância disso? A cristalização de uma revolução na sociedade que principiou com o ideal de igualdade na Revolução Francesa. Concretiza-se a percepção de que a competência, a eficiência e o sucesso, resultam da oportunidade que um estado ou democracia é capaz de oferecer, igualmente, a todos os seus cidadãos: homens e mulheres. Tanto homens como mulheres podem fazer bons, ou maus governos.
Nos resta a congratulação por tal momento, e também, a consciência contínua dos desafios inerentes a este país, que são de responsabilidade de todos: homens e mulheres, governantes e demais cidadãos.
Localmente, ou seja, olhando desde este pequeno município de Marquinho, ficamos gratificados pelo sucesso desta mulher que foi a candidata que recebeu o maior número de votos no Paraná, nas eleições de 2010, superando até mesmo o governador eleito. Ela, que percorreu os pequenos municípios, e por isso, possui um olhar municipalista.
A relevância de ser municipalista, responderia aos leitores, está no fato de que é nos municípios que as pessoas residem e onde as políticas públicas atendem os cidadãos. E é justamente onde elas mais precisam, que menos chegam os recursos, esta é a relevância do municipalismo. A melhoria que se observa no país, precisa revolucionar os municípios: grandes, médios e sobretudo os pequenos. Nestes últimos os desafios são quantitativamente menores, mas qualitativamente maiores, pois faltam recursos e acesso aos benefícios da modernidade. O caminho se iniciou, mas não foi concluído ainda, para os pequenos municípios.
Gleisi esteve em Marquinho, temos certeza que sua atividade como Ministra chegará aqui também, pois quando senadora já chegava, aqui e em muitos dos pequenos municípios paranaenses. Seja bem vinda Ministra Chefe da Casa Civil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário